PROJETO – HORTA JPL

RESUMO DO PROJETO

Este trabalho traz uma abordagem sobre aplicação de uma horta no ambiente da Escola, sendo utilizado como método de ensino para Educação Ambiental e Alimentação Saudável.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Horta JPL foi pensado com objetivo de que as turmas do infantil, fundamental 1 e 2 e Ensino Médio aprendam o cultivo de hortaliças para que a partir da atividade de plantar, cuidar e colher passe a valorizar as práticas do campo. Quando o educando aprende a cultivar hortaliças através do Eixo Temático: TERRA-VIDA–TRABALHO seu aprendizado quebra as barreiras escolares chegando até o seu ambiente familiar.

A disponibilidade de diferentes tipos de hortaliças produzidas na própria horta motiva o hábito de consumi-las regularmente e em quantidade suficiente, resultando no fornecimento de sais minerais e vitaminas que o corpo humano necessita. São ricas nesses nutrientes, portanto necessárias para um melhor desenvolvimento e funcionamento do organismo humano. Uma dieta rica em sais minerais e vitaminas são eficazes ao bom funcionamento não só do organismo da criança em fase de desenvolvimento, mas para todo indivíduo. Fatores educacionais se cruzam com fatores profissionais, dá-se então o almejo pela qualidade alimentar, além disso, contribui ao bom uso do homem para com a natureza, onde o conhecimento não se tornará jamais excessivo para a parte mais dependente – o homem, sendo o mesmo o mais interessado em manter um ambiente saudável de uso e manejo sustentável.

OBJETIVOS

O projeto “Horta JPL” tem por objetivo implantar uma horta na escola, avaliando sua aplicabilidade como método de ensino para Educação Ambiental, além de oferecer um laboratório natural aos alunos. Promovendo uma mobilização social com a finalidade de conscientizar as pessoas para a necessidade e a importância de plantar e cuidar.

MATERIAIS

Vasos – Garrafas pets

Regadores – garrafas pets

1 – O local utilizado possui disponibilidade de sol, água condições de terreno e proteção de ventos fortes e frios. A horta terá uma determinada altura, devendo observar que o acesso das crianças a horta não deve oferecer risco algum de acidentes.

Outro local possível de ser utilizado, precisando de uma rede de proteção.

2 РSele̤̣o de hortali̤as, como, por exemplo:

* Alface, almeirão, couve, acelga, tomate, pimentão, cebolinha, salsa, coentro, hortelã e outros.

 

3 – Alunos juntamente com professores, ficarão responsáveis pelo manejo da horta, levando a efeito:

* Efetuar o plantio das mudas;

* Observação do nível da água;

* Irrigação diariamente observando o melhor horário para sua efetivação;

* Fazer relatório dos cumprimentos das tarefas;

 

4 – A colheita será feita obedecendo ao período de maturação das hortaliças.

 

5 – Todos os processos de implantação da horta serão acompanhados pelos alunos com seus professores, onde o professor utilizará como um estudo do meio em suas aulas, dando oportunidade aos alunos de aprenderem trabalhar com a terra, produzindo alimentos saudáveis, melhorando assim sua alimentação e de seus familiares. Estará oferecendo aos alunos uma interação com o meio ambiente, mostrando a importância do cuidado com animais e plantas, para o futuro do planeta, e para sua saúde.

 

Participantes:

Fase de implantação

Infantil II e III

Fundamental 1

Coordenadores e Professores

Colaboração do Professor Rui Tominaga e Magno Lima

E todos aqueles que adoram a natureza, meio ambiente e principalmente a vida de forma saudável.

FOTOS

0