¬†¬†Curso Fundamental ‚Äď I – 1¬ļ ao 5¬ļ


INSTRU√á√ēES DA ESCOLA

Os pais podem contar com o Julio em todos os momentos, mas o Julio também precisa de vocês.

As regras são comuns à vida e a toda forma de organização social; portanto, neste manual, esclarecemos como funciona o colégio, nossos projetos pedagógicos e tudo o que se refere à vida do seu filho, o nosso adolescente.

Coordenadora Pedagógica Responsável:
Karem Cristian Ruggieri Schultz 
(Horário: 13h às 17h30min )

Direção e Coordenação

¬†¬†Instru√ß√Ķes

I ‚Äď Hor√°rio

Período Integral

Entrada a partir das 7h – Sa√≠da ‚Äď at√© √†s 19h

Período de Aula Normal

Das 13h às 17h30min

O  portão estará aberto a partir das 12h45min.

Ap√≥s a abertura do port√£o a crian√ßa entrar√° sozinha. As comunica√ß√Ķes, como tomar algum medicamento ou sair cedo, o respons√°vel dever√° notificar atrav√©s da agenda para a professora.

Pedimos que as saídas antecipadas sejam evitadas ao máximo e quando necessária, não ocorram após 17h.

II ‚Äď Uniforme

O uniforme da escola é de  uso obrigatório. 

N√£o √© permitido o uso de¬† ‚Äúshorts‚ÄĚ,¬† miniblusa e minissaia, mesmo do uniforme.

N√£o ser√° permitido o uso de sapatos de pl√°stico, sapatinhos de saltinho, rasteirinhas, crocs e havaianas.

III ‚Äď Comemora√ß√Ķes de Anivers√°rios

Os aniversários poderão ser na escola, mas somente às sextas-feiras

Quanto as quantidades os pais receber√£o sugest√Ķes.

IV ‚Äď Material Escolar

Elaborado por uma equipe de especialistas nas diversas √°reas e pedagogos voltados, exclusivamente, para o que h√° de mais din√Ęmico na Educa√ß√£o do Curso Infantil ao Ensino M√©dio. Sua fun√ß√£o b√°sica transcende a simples tarefa de explicar conte√ļdos curriculares. Para a realiza√ß√£o das tarefas, o aluno precisa refletir, fazer rela√ß√Ķes, pesquisar, interagir. Imagens, fotos, desenhos, mapas, gr√°ficos fazem o ‚Äúlink‚ÄĚ com o conte√ļdo de textos escritos. Cada mudan√ßa √© ‚Äúpensada‚ÄĚ para que os agentes do processo ensino-aprendizagem possam dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar informa√ß√Ķes.

O estudante não deve trazer ao Colégio objetos que não tenham sido solicitados, principalmente objetos de valor, como ipod, telefones celulares (é proibido usar telefone celular em sala de aula), relógios, jóias, canetas especiais, quantidade excessiva de dinheiro etc. O Colégio não se responsabilizara pela perda de qualquer material nas suas dependências, negando-se a ressarcir qualquer prejuízo do estudante.

Obs.:

a) O aluno que tiver um desses objetos e us√°-los em sala de aula, o mesmo ser√° retido na escola e somente entregue aos pais do mesmo.

b) O aluno deverá trazer além da apostila outros materiais solicitado pelo professor.

V ‚Äď Sistema de Avalia√ß√£o

O aluno ser√° submetido √†s avalia√ß√Ķes pertinentes no transcorrer do bimestre: haver√° o per√≠odo das: prova mensal, prova bimestral e o teste , de acordo com o calend√°rio escolar.

O educando que não atingir média bimestral 6,0 (seis) deverá submeter-se à Recuperação,  que consiste em uma outra avaliação, abordando a mesma matéria do  Bimestre.

Ap√≥s o t√©rmino do 4¬ļ bimestre, o aluno ser√° aprovado, se sua m√©dia anual for, no m√≠nimo 6,0 (seis),¬† em cada disciplina. Se a m√©dia anual for inferior a 6,0 (seis) em at√© quatro disciplinas, o aluno dever√° submeter-se √† Recupera√ß√£o Final.

Aquele que não atingir a média mínima, em quatro ou mais disciplinas, estará automaticamente retido.

Para ser promovido na Recuperação Final, o aluno deverá obter, no mínimo, média 6,0 (seis).

O aluno em hipótese alguma poderá deixar de fazer as provas marcadas pela coordenação.

VI ‚Äď Postura do aluno

A escola deve ser um lugar onde cada aluno encontre a possibilidade de instrumentalizar-se, para a realização de seus projetos.

Ao lado do trabalho de ensino, o conv√≠vio dentro da escola deve ser organizado de modo que os conceitos de justi√ßa, respeito e solidariedade sejam vivificados e compreendidos pelos alunos como aliados √† perspectiva de uma ‚Äúvida saud√°vel‚ÄĚ

Por vivermos em comunidade, temos direitos e deveres os quais devem ser respeitados.

  1. S√£o direitos do aluno:
  • Ser respeitado por todo o pessoal da Escola e pelos colegas;
  • Ser orientado em suas dificuldades;
  • Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem compara√ß√Ķes nem prefer√™ncias.

2. S√£o deveres do aluno:

  • Comparecer, pontualmente, √†s aulas, provas e outras atividades preparadas e programadas;
  • Tratar, com respeito, professores, funcion√°rios e colegas;
  • Manter seu material escolar em ordem;
  • Apresentar-se com asseio e decentemente trajado;
  • Portar, obrigatoriamente, uniforme da escola.
  • Indenizar pelo preju√≠zo, quando causar danos materiais ao estabelecimento ou a objetos de propriedade de colegas, funcion√°rios ou professores, segundo os crit√©rios da Dire√ß√£o Geral;

3.¬†Proibi√ß√Ķes:¬†

O aluno não deverá: 

  1. Promover algazarras dentro do estabelecimento ou em suas imedia√ß√Ķes;
  2. Portar objetos perigosos;
  3. Atender telefones celulares em sala de aula;   
  4. O aluno (a) não poderá através do celular comunicar-se com Srs pais, solicitando dispensa das aulas, sem antes ter-se comunicado com a Direção ou Coordenação.
  5. Ocupar-se, durante as aulas, da execução de qualquer trabalho estranho às atividades desenvolvidas;
  6. Praticar, dentro ou fora do Colégio, atos ofensivos à moral e ao pudor;
  7. Gravar, nas paredes, no assoalho, nas carteiras ou em qualquer parte do edifício ou material escolar, desenhos ou sinais gráficos;
  8. Participar de ‚Äúovadas‚ÄĚ nas imedia√ß√Ķes da escola ou na suas depend√™ncias.

 Em caso de transgressão, o aluno estará sujeito às penalidades determinadas pelo Regimento da Escola.

VII - Ocorrências disciplinares

Quando o aluno for obrigado a deixar a sala de aula por indisciplina, falta de material ou se envolve em atitudes que desrespeitem o ambiente escolar, tais como: brigas dentro ou nas imedia√ß√Ķes da escola, desacato a professores ou funcion√°rios, porte indevido de quaisquer materiais ou objetos impr√≥prios ao ambiente escolar, √© encaminhado a Coordena√ß√£o que tomar√° as medidas pertinentes ao Regimento da Escola.

Obs.: A comunica√ß√£o escola-fam√≠lia deve ser feita na agenda, pois a coordena√ß√£o e professores n√£o disp√Ķem de tempo para estar lendo e respondendo no whats App.

VIII - Coordenação Pedagógica

Tem como objetivo o acompanhamento pedagógico do aluno e o atendimento aos pais.

Caso¬† os srs. pais desejem informa√ß√Ķes sobre o desempenho de seus filhos poder√£o marcar entrevistas com a coordenadora que se encontra na escola nos seguintes hor√°rios: 2¬™, 4¬™, 5¬™ ¬†e 6¬™ – 13h30min √†s 16h 30.

Solicitamos o favor de nos comunicarem com antecedência para que possamos marcar um horário.

Obs.: Havendo necessidade um contato com o (a) professor (a) deverá ser marcado através da coordenação, que verificará um horário que o mesmo esteja disponível.